CARDIO EM JEJUM, ASSUNTO POLEMICO, FAZER OU NAO?

Olá amigas!

Primeiro post aqui no Planeta e já vamos começar falando de um assunto que gera polêmica no mundo Fitness. “Cardio em Jejum” .

corrida_vs_esteira

Existem muitas dúvidas em relação ao assunto e muita gente me questiona por que eu faço, então vamos lá:

Claro que antes de eu fazer meu cardio em jejum quase todas as manhãs, eu pesquisei sobre o assunto e consultei um profissional, até porque já fazia aeróbio/cardio em jejum sem saber dos benefícios, acordava sem fome e ia para a academia, isso a muitos anos atrás. Eu defendo a prática e recomendo a todas as pessoas que estão em bom estado de saúde a fazê-lo também , pois estou perdendo muita gordura. Todos os dias, 30 minutos antes de iniciar eu faço a ingestão de 5g de bcaa com água e 1 cápsula de 1 g de vitamina C.  Minha experiência com o cardio em jejum é a melhor possível, nunca me senti mal ao contrário, passo o dia mais disposta e  secando muito rápido sem perder massa magra.

O cardio em jejum ou a aeróbica em jejum faz com que nosso corpo queime mais gordura do que o mesmo feito alimentado.

Abaixo, segue o artigo sobre o assunto assinado pelo Professor de Educação Física Waldemar Marques Guimarães Neto e pelo Nutricionista Osvaldo do Rosario Neto:

chubb-accent-seguros-saude-exercicio-corrida-cooper-running

AEROBIOSE EM JEJUM¸ FAZER OU NÃO FAZER?

“O pesquisador pesquisador sueco Torbjorn Akerfeldt, aponta ser possível solicitar três vezes mais gordura se exercitando pela manh㸠em jejum¸ comparado à mesma atividade promovida no período da tarde após as refeições. Akerfeldt ainda recomenda pelo menos seis horas em jejum antes da atividade. Nessa situação¸ acredita Akerfeldt¸ que o organismo não tenha muito glicogênio estocado para ser solicitado como fonte de energia¸ ou seja¸ teria que ir direto aos depósitos de gordura para fornecimento de energia para que se possa completar a atividade.

No jejum¸ a participação das proteínas se mantém entre 5-15% no processo de geração de energia¸ ou seja¸ o catabolismo muscular não é intenso desde que você não exagere no tempo e utilize alguns suplementos anti-catabólicos a fim de reduzir a proteólise.

Algumas dicas importantes nesta atividade referem-se à utilização de algum termogênico antes do aeróbico a fim de potencializar a lipólise¸ a ingestão de 500 ml de água para prevenir desidratação¸ pois a água drena fluidos para dentro da célula e evita a quebra protéica; e a administração de aminoácidos de cadeia ramificada anteriormente com o objetivo de diminuir o catabolismo protéico e a espera de 20-30 minutos para realizar a primeira refeição do dia após esta atividade¸ pois o organismo continua a utilizar ácidos graxos após o exercício durante este tempo.

Destaca-se ainda que outro horário satisfatório para a inclusão de trabalho aeróbio efetivo para queima de gordura seria imediatamente após a sessão de treino com pesos. Após um treino com sobrecargas¸ que irá variar de acordo com os grupos musculares treinados¸ entre 30 e 40 minutos¸ costuma-se aproveitar o tempo que falta para completar uma hora ou uma hora e pouco¸ em um cicloergômetro qualquer. Nessa atividade extra já haveria uma solicitação lipídica maior¸ porque glicogênio já fora requerido em quantidade expressiva na atividade com pesos. Salientamos que essa estratégia não é utilizada no período off season¸ a não ser que a pessoa esteja concentrando mais gordura corporal do que o esperado nessa fase da preparação.

Diante disto¸ é evidente que o cardio ou a aeróbica em jejum é mais eficaz com o objetivo de maior oxidação de gorduras¸ contudo¸ o indivíduo sempre deve estar atento para não exagerar no tempo¸ da intensidade e no uso prolongado desta técnica¸ afinal todo exagero na vida é desaconselhado.”

Artigo Completo AQUI

MEU TREINO:

Caminho 5 minutos em ritmo acelerado (respiro com facilidade mas não consigo conversar) e alterno com 5 minutos de trote (corrida em ritmo leve) por 40 minutos todos os dias, inclusive sábados e domingos.

Se você já está na fase de perder pouca gordura, apenas uma caminhada acelerada de no máximo 40 min. já resolve 🙂

Faço esse treino na rua mesmo, pois gosto mais, me sinto com mais energia.

Quando chego em casa, tomo um shake de proteína com uma fruta, água e semente de chia, depois de uma hora tomo meu café da manhã 🙂

Lembrando que esse é meu organismo, meu corpo, minha resistência, o ideal é procurar a opinião de um profissional.

Para que seu cardio/aeróbio em jejum dê resultado, basta que você faça 40 minutos, pode ser até dcaminhada leve, com no máximo 8 horas de jejum e no mínimo 6 horas.

Então é isso!

Vamos continuar firmes, pois a mudança de hábitos te leva ao seu objetivo!

Beijos e boa semana!

Me sigam no instagram e acompanhem minha dieta: @planetapaulaa
Publicado em junho 18, 2013, em Dicas, Treino e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 32 Comentários.

  1. Olá Paula , acompanho seu trabalho e curto !
    Gostaria de um e mail p enviar uma dica útil.
    Parabéns pela volta com tudo !!!!
    Bjs

  2. oi Paula.. adorei essa dica.. pelo que eu entendi depois de uma caminhada em jejum.. posso tomar meu cafe da manha so apos 30 minutos do exercicio. e isso mesmo??
    e o que eu nao devo comer no cafe da manha..?

  3. ola Paula! me passa seu email quero te contar minha história!bjs

  4. Interessante! Um ano antes de engravidar estava na academia e fazia muita esteira (todos os dias 40 minutos, com os intervalos iguais aos seus, mas depois de um tempo, intensifiquei a corrida). Depois tive que parar (trabalho, novos projetos) e tive um dor lombar lancinante… Hoje estou prenha e já estou sentindo essa dor. Quando eu ganhar o bebê, também voltarei com tudo e pretendo testar a corrida em jejum. Obrigada! Beijos.

  5. Oi Paula. Meu nome eh Ane e moro em Uk eu estava no youtube e te achei atraves de um video suco do milagre ou coisa assim, bom eu fiz o suco e amei e como estou me ingressando na reeducacao alimentar procurei saber mais sobre vc e aqui estou. achei sua historia de vida maravilhosa, vc eh uma inspiracao mesmo! entaun voltando ao suco vc nao toma antes de correr? beijos volto a falar com vc

  6. Ola Paula!! Minha duvida é sobre a frequencia cardiaca maxima. Nao é necessário ficar abaixo da frequencia cardiaca maxima entao?? perguntei isso no seu IG tb…eu estava controlando meus batimentos durante o AEJ para que ficasse no limite da FCM…obrigada.

  7. Oi Paula, Gostaria De Saber Se Posso Fazer O cardio Em Jejum E Depois Treinar A Musculação Em Seguida?? Obrigada!! Curto Mto O Seu Trabalho E Está Me Incentivando Mto!!Bjinhos!!!!

  8. Vanessa Bitencourt

    Olá, então eu só posso tomar café da manhã 30 minutos ou 1 hora após o AEJ?

  9. Oi Paula! Tem alguma alternativa para o shake proteico? Não tenho shakes em casa…. um copo de suco de frutas serve? Obrigada

  10. Oi, adoro suas dicas!!
    Quantas cápsulas de bcaa vc toma antes de iniciar a atividade. Pode tomar e ja iniciar a corrida.
    Bjs! !

  11. Paula, estou entrando no segundo mes de sibutramina, vc sabe me dizer se posso fazer o uso da sibutramina e do termogenico juntos e com uso continuo?? se tomar um de manha e outro no horario da academia?? Bjos, adoro vc!!!!!

  12. Oi Paula…posso fazer AEJ a tarde?

  13. Paula, eu tomo todos os dias agua morna com limão pra melhorar o intestino, pra eu fazer o AEJ eu devo tomá-la antes ou depois da caminhada?

  14. Olá Paula, fiquei com uma dúvida, tomo o termogênico com a vit C e depois de 20 min faço o cardio??
    Após os 40 min de cardio tomo o quanto antes o shake que pode ser o whey com fruta ou aguardo algum tempo??

  15. Paula, amo seu trabalho e depois que comecei a te seguir potencializei minha tentativa ao estilo de vida saudável, tem 5 anos que tive filho, engordei 24 kg na gravidez e eles permaneceram comigo até eu tomar a decisão de mudar de vida!!! antes da gravidez pesava 57 kg, hoje me controlo em 52 e 54 kg. Bom vivo dando uma escorregada na dieta, mas tento me manter firme!!!
    Agora vamos ver se pode me ajudar… Será que este treino em jejum pode ser feito para sobre carga também? Duas vezes por semana treino as 5h só que é focado para o ganho de massa magra e 3 x por semana pratico MMA no fim da tarde, com objetivo aeróbico. Ocorre que estou passando mal nos treinos da manha e chego até a vomitar, normalmente tomo uma vitamina de banana com farelo de aveia 30 a 40 minutos antes do treino acho que é isso! dizem que é o lipo 6, mas me recuso a parar de usar. Então, no meu corpo tem bastante gordura ainda será que mesmo com sobre carga vou perder mais gordura durante meus treinos matutinos, utilizando este método?
    PPS: Antes do treino tomo bcaa e glutamina e após whey!

  1. Pingback: VEM TREINAR COMIGO!! | Planeta Paula

  2. Pingback: MALHANDO EM CASA – QUADRICEPS E GLUTEOS | Planeta Paula

  3. Pingback: MINHA EVOLUÇAO! | Planeta Paula

Deixe um comentário

