DIETA DR. ATKINS

dieta-dr-atkins

Bom, estou escrevendo esse post porque recebi inúmeros pedidos das minhas queridas no Instagram e Facebook, no entanto, existem pessoas que são contra essa dieta, (ao meu ver por falta de informação) mas, se esse é seu caso, apenas vire a página, não precisa criticar, se não serve para você busque o que te faz feliz 🙂

Quero também deixar claro que tudo que vou expor aqui foi a minha experiência com a ATKINS que só me fez bem e deu o Start que eu precisava para começar, que li o livro todo e que não sou profissional passando dieta, no Google tem tudo ao acesso de todos, vamos lá!

Quando decidi emagrecer, eu estava com 3 meses de pós parto, ainda sentia dores na cesárea e não podia fazer uma atividade física intensa, procurei ajuda profissional mas não me adaptei com a dieta, então fui a caça no Google de algo que eu pudesse fazer. Li dois livros:  “A dieta revolucinonária do Dr. Atkins” e  “Eu não consigo emagrecer, Dieta Dukan” e pela fase que estava optei pela Atkins. Por que? Porque eu tinha uma bebê pequena, uma depressão pós parto, uma casa, um marido, um cachorro… Enfim, queria algo que fosse acessível e gostoso de comer, simples assim 🙂

gaz05

No que se baseia a Dieta Dr. Atkins?

A primeira fase, chama-se “indução” e você deve fazê-la por 14 dias, mas eu simplesmente não sai da indução por exatos 6 semanas, sim, isso é permitido. Nessa fase, você pode comer até (eu disse até) 20 g de carboidratos por dia, mais a proteína (á vontade) e as gorduras nas quantidades permitidas.  Nesse perído seu corpo entra em CETOSE  e é aí que a mágica acontece…

O que é CETOSE?

Quando começamos uma dieta baixa em carboidratos, ou seja, sem pão, massas e todos os derivados de cereais, assim como açúcares, tanto os refinados como os naturais, depois de algum tempo o nosso corpo entra em cetose. Entrar em cetosesignifica que acabou o glicogênio do fígado, que então começa a usar a gordura diretamente para produzir energia, em vez de usar a glicose, como normalmente faz. A cetose foi identificada pelo Dr. Alfred Bauer em 1962, sendo um estágio no catabolismo que ocorre quando o fígado converte gorduras em ácidos graxos e corpos cetônicos, que vão ser usados pelo corpo para produção de energia.

Sintomas da CETOSE:

Muitas pessoas sabem que entraram em cetose por sentirem uma mudança no odor da urina e do hálito, que passa a ter um cheiro de acetona. Isso não acontece em todas as pessoas, no entanto.

Tipicamente pode acontecer enjoo,  desidratação, alteração de humor, dores de cabeça, tontura e sonolência, mas para a maior parte das pessoas esses sintomas são leves e passageiros, tornando-se menos pronunciados conforme a dieta vai avançando. O mais importante é manter um elevado consumo de água para aliviar estes sintomas, e se possível consumir bebidas com eletrólitos – sem açúcar, naturalmente, ou o processo de cetose é interrompido.

Depois de vários dias em cetose, quando o corpo se habituar a esse processo, muitos indivíduos relatam sentir um aumento de energia, estarem mais alertas e sentirem-se melhor no geral, por isso os sintomas não são sempre apenas negativos.

Quais são os benefícios da CETOSE?

Estar em cetose possui vários benefícios, sendo que em termos de dieta o maior benefício é a perda rápida de gordura, principalmente na zona da cintura/estômago. A perda rápida inicial ajuda quem está fazendo dieta a se sentir motivado e continuar seguindo o programa. Estar em cetose também significa uma diminuição da glicose (açúcar) no sangue, o que se traduz em sentir-se satisfeito por muito mais tempo e ter menos fome em geral. Melhor ainda, o desejo fisiológico por doces e petiscos quase que desaparece, sendo assim mais fácil lidar com o apetite emocional.

Outra grande vantagem de uma dieta cetogênica é a manutenção da massa magra, o que não acontece em dietas de redução de calorias. Com a manutenção da massa magra fica mais fácil realizar exercício físico e como bônus o metabolismo acelera, o que ajuda a queimar mais calorias também. Ter um nível adequado de massa magra assegura um gasto caloria maior.

P.s: todas essas informações estão no Livro, estou apenas dividindo com vocês 🙂

Para meu organismo a CETOSE agiu como se eu tivesse tomando sibutramina, demorou 3 dias para acontecer e depois ficou fácil demais ralizar a dieta! Só tem um detalhe… Ultrapassou as 20g de carbo no dia saiu da Cetose, pára tudo e recomeça do zero, vai sentir todos os sintomas de novo, por isso o ideal é se manter em Cetose, assim você emagrece super rápido!

Como começar?

A primeira coisa que fiz foi ter sempre a mão a tabela de alimentos permitidos, a segunda coisa foi ir ao supermercado e comprar os permitidos, com o pequeno detalhes de ter somente eles em casa para não cair em tentação, virei uma contadora de carboidratos e foi aí que descobri que contar calorias não resolve nada!

Segue a  planilha:

PAF

Essa planilha foi retirada de um grupo no Facebook de pessoas que vivem de dieta ATKINS e foi lá que consegui muotas receitas incríveis para poder fazer a inducão por 6 semanas, é um grupo fechado, mas vou deixar o link aqui e quem quiser visitar basta dizer que viu a deita em meu blog :  GRUPO ATKINS FLEX 

Com a planilha em mãos, comecei minha luta 🙂 Nas primeiras 3 semanas perdi 6 kilos e nas 3 seguintes mais 3, totalizando 9 kilos, como nessa fase eu não fazia academia, optei por caminhar em jejum todos os dias de manhã, o famoso “cardio em jejum ou AEJ” para saber mais sobre ele CLIQUE AQUI  Continuo praticando AEJ até hoje 🙂

Quando cheguei no peso que eu queria, passei da ATKINS para uma dieta assessorada para ganho de massa muscular, que sempre foi meu objetivo, por isso não pratico mais ATKINS, mas posso afirmar que foi a dieta mais feliz que fiz!

Quero aproveitar e dar umas dicas para vocês: O creme de leite permitido é o da Nestlé de lata, a gelatina permitida é Doce Menor, adoçante culinário chamado “doçurinha” comprei pela net,  molho de tomate Fugini Zero,  suco clight, eu fazia uso da coca-cola zero apenas uma vez na semana quando estava com vontade, na verdade tomei poucas vezes.

Meu cardápio diário era mais ou menos assim:

café da manhã:

2 ovos mexidos com 1 fatia de queijo mussarela e 1 fatia de presunto, 1 xicara de café preto com adoçante. Tomava água até a hora do almoço.

Almoço:

muita salada verde ( eu só comia folhas como alface, rúcula, agrião, a;face roxa, etc.) com azeite de oliva e proteína, que normalmente era carne vermelha com aquela gordurinha em volta que eu fazia frita em uma colher de manteiga, ou frango, ou peixe (tudo dentro da tabela de permitidos). Tomava mais água até a tarde e se desse fome comia um pote de gelatina diet.

Lanche da tarde:

2 fatias de queijo mussarela enroladas em 2 fatias de presunto com 1 xícara de café preto e adoçante, ou ovos mexidos, ou carne moída, ou frango desfiado, tudo com café porque eu amo!

jantar eu sempre repetia o almoço.

Antes de dormir eu comia gelatina, as vezes um pote inteiro.

Quando peguei a prática da dieta, comecei a criar receitas: lasanha de abobrinha ou de beringela com carne moída, queijo, presunto e salada, estrogonoff de carne ou frango com salada (usava apenas as 2 colheres  de creme de leite permitidas), inventava bolos com as farinhas permitidas e usava o suco clight para saborizar, enfim,eu fui criando, por isso AMO o grupo ATKINS FLEX, lá tem muitas receitas, inclusive de pão para comer na inducão 🙂

E assim perdi meus primeiros 9 kilos, assim comecei a minha mudança no meu #projetocorpodevolta espero ter ajudado você que pretende começar, com a planilha de permitidos e criatividade essa dieta é maravilhosa!

Para idéias de receitas indico também este site: CLIQUE AQUI

Agora mãos a obra!

Beijos

Paula Miranda

@planetapaulaa

Publicado em outubro 21, 2013, em Uncategorized. Adicione o link aos favoritos. 131 Comentários.

  1. Paula, outra duvida… Eu pretendo ficar só na indução, será que quando atingir meu objetivo e incluir carbo na minha próxima dieta não vou ficar inchada? O que você sugere? Incluir aos poucos? obrigada por ter respondido, me ajudou muuito!! Bjs

  2. Paula achei vc por intermédio do face,em um vídeo seu postado, estou de pós parto (40 dias) e suas dicas são maravilhosas vou passar a ti seguir, Vc me devolveu o animo! Amei!!!

  3. Adorei essa Dieta. Vou começar a fazer! Vi que vc gosta muito de café, assim como eu, então não preciso deixar meu cafezinho de fora! Você é uma vencedora!! Beijos, Daniela!

  4. Oi Paula, adorei essa dieta e estou seguindo o grupo Atkins Flex o facebook. O meu caso é que tenho uma bebê de 1 mês e 11 dias e estou amamentando, quando vc começou a dieta também estava nessa situação?

  5. Paula, vou comecar a fazer a dieta do Dr Atkins!!! Me diz uma coisa, nao é permitido comer pao integral?? E depois dos 15 dias?? E o suco verde, que aprendi com vc em outros posts?
    Tb gostaria de saber sobre a água gelada em jejum com limao espremido, em uma matéria vc disse que ela deve ser tomada morna e em outra gelada? Por que? Depende da dieta? Bjss e obrigadaaa!! Adoro vc e sua Nina e linda demais viuu

  6. Vc adicionou o arroz integral na indução ou na ppc? Fez alguma outra alteração?

  7. Oi Paula, fiquei super animada com essa dieta porém fiquei com uma dúvida, eu posso tomar whey isolado?? Obg desde já!!

  8. e o restante da dieta a sequencia da dieta…vc vai postar

  9. Oi, eu só acho que vc não perdeu mais peso, porque usou esse suco clight zero,, o primeiro ingrediente dele é a maltodextrina, um amido que se transforma em glicose após ser ingerido!!! olha o rótulo

  10. Oi adorei as dicas e queria tirar uma duvida depois que eu perder a quantidade de peso desejado e nao quiser continuar essa dieta e passar a me alimentar de tres em tres horas mas comendo outros alimentos fora da tabela. Eu posso fazer isso. Tem algum risco ou algum efeito

  11. Olá, Paula, tudo bem? Comecei a segui-la no instagram e agora que visitei o seu blog estou achando posts com dicas valiosíssimas! O mais legal é que vc sempre pesquisa bastante antes de colocar as informações aqui, o que nos passa bastante segurança!
    Gostaria de tirar algumas dúvidas sobre a dieta do Dr. Atkins, se vc tiver um tempinho pra me responder:
    1) quanto de proteína cada pessoa deve consumir? Vale fazer aquele cálculo de 2,5g por cada kilo do peso da pessoa pra chegar a um valor razoável ou deve-se comer mais do que isso para compensar a falta do carboidrato? A tabela diz que não há restrição, mas num dos blogs que vc indicou, eu vi algumas pessoas dizendo que não se deve abusar das proteínas, pois, após uma certa quantidade, elas são transformadas em glicose pelo nosso organismo. Vc se preocupou em achar essa quantidade matematicamente ou apenas comia até ficar saciada?

    2) Com relação às gorduras, no mesmo blog diziam que se deve comer a quantidade de gordura indicada e não só um pouquinho, como algumas pessoas costumam fazer achando que isso auxiliará no processo de emagrecimento, pois é a gordura que vai nos dar energia durante o processo de cetose. Como calcular o que comer de gordura?

    3) Na parte da tabela sobre gorduras e óleos, não há limitações, mas a maioria das coisas que estão lá não são muito agradáveis pra se comer sozinhas, são mais para preparo de alimentos mesmo. O que mais vc comia de gordura e qual era a quantidade macro consumida por dia?

    4) Ainda sobre as gorduras, não vi azeite de oliva na lista… não é permitido? 😦

    5) Quanto à gelatina diet, eu não moro no Brasil e pedi pra uma amiga me trazer uns saquinhos de gelatina diet, mas só tenho as da Royal! Vc sabe por que ela não está na tabela? Não pode meeesmo??? É a única sobremesa possível, então seria bem triste se não puder mesmo!

    6) Você comia bacon, pururuca, torresmo, maionese, linguiça, salame? Às vezes é difícil acreditar que dá pra emagrecer comendo essas coisas tb, por isso a pergunta! Rsrsrs…

    Por último, gostaria de parabenizá-la pelo blog, pela sua garra e força! Você é uma grande inspiração não somente pelo fitness, mas pelo seu exemplo de superação! Sua história me emocionou (e ainda emociona) muito, por isso sempre fico muito feliz quando vc posta momentos de alegria na sua vida pessoal e nós podemos ver que a cada dia vc se fortalece mais e mais! Saiba que tem muitas pessoas por aí que te admiram e te apoiam!

    Um beijo grande!

    • Vamos la:
      Só pode o que está na tabela, isso é lei na Atkins, a gordura é necessária mas não precisa comer a quantidade toda, eu usava a do creme de leite e da manteiga todos os dias, quanto a proteína não me preocupei em calcular, comia até saciar, as marcas dos produtos devem ser respeitadas por que ingredientes que estão embutidos em outras marcas podem sabotar a dieta e vc não perder peso. Eu não comia bacon, nem pururuca, mas uma linguiça acetolada com coca dite sim kkkk, as vezes! Se pudesse ficaria para sempre nessa dieta! Mas para ganhar massa é outro assunto! Beijos!

  12. Paula, comecei ontem a dieta… Eu fiz a dukan por 6 meses, perdi 14kg, mas como a gorda (mental principalmente) que sou, não fiz a terceira fase e gradativamente engordei 12kg… Resolvi fazer fazer a dieta atkins domingo (ontem) e achei mais puxada que a dukan em algumas coisas (não pode leite, por exemplo) e mais fácil em outras (como a gordura nas carnes e queijos). Entretanto, como que você fazia quando a vontade por doce aparecia? Estou subindo as paredes!!!!

  13. Oi Paula! Sou sua seguidora no instagram há muito tempo e adoroooo o seu blog!
    Não vi na tabela iogurt light, não pode não? Nem um por dia?
    Bjins!!!!

  14. Muuuuito boa essa dieta, fazendo a 5 dias e ja emagreci 4 kilos! Animada

  15. Adorei as dicas e vou começar tbm!!!!

  16. Bom dia, primeiramente agradecer essas ótimas dicas, eu só tenho algumas dúvidas, algumas tabelas falam uma coisa, outra muda um pouco, queria saber, é permitido maionese (soya ou hellmans) no caso, umas 2 colheres ao dia? e no caso estou usando gelatina diet zero carb, zero açúcar, mas não são dessa marca que vc citou, tem algum problema? e vc falou que tomou o suco clight, mas em muitos lugares falam pra não tomar por causa do ingrediente chamado maltodextrina e que prejudica e atrasa o emagrecimento, meu grande problema nesta dieta, é somente por bebida (digo sucos etc) h2oh não acho tão bom, refrigerantes não bebo, e sucos de saquinho estão proibidos, alguns me falaram da limonada com adoçante, outros falaram que não podia, sabe sobre isso? desculpa tantas perguntas, mas agredeço desde já…

  17. Olá Paula! Me senti motivada por vc e iniciei na Dieta Atkins. Perdi 5 kg em 15 dias, estou na 2a. fase, mas agora meu peso estagnou, o que pode ser? Será que os alimentos que são poucos que entraram na fase 2 estão comprometendo a perda de peso? Um abraço, Eliane !

  18. Oi Paula começei essa dieta na segunda 12/05/14.. mais estou passando muito mal e normal ontem a noite vomitei muito …. muitas dores de cabeça …. e muita fragueza … agora estou na duvida se paro ou continuo… estou sem animo total…se continuar quando passa estes sintomas??

  1. Pingback: FACA ACONTECER! | Planeta Paula

  2. Pingback: MINHA EVOLUÇAO! | Planeta Paula

Deixe um comentário

