ABDOMINAL PARA DIMINUIR A CINTURA

 

A técnica esquecida e usada antigamente no  fisiculturismo nos anos 70 e 80 .

 

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Quando fui indicada para fazer esse exercício pensei: Ah! Isso é moleza, vamos lá! Ledo engano… A prática que te leva a perfeição!

Vamos primeiro saber um pouco sobre o “Abdominal Vacum”

A grande maioria das pessoas se submete a incontáveis sets e repetições de exercícios abdominais. Muitas falham ao não ver os resultados, como se algo estivesse faltando. Com uma simples técnica pode-se reduzir a seção mediana (abdômen) e da cintura em algo em torno de 3 semanas. Incorporando esta técnica no seu treino regular de abdômen ou mesmo fazendo em casa você irá alcançar a barriga desejada.

Músculos superficiais e profundos do abdômen:
A região abdominal é composta de músculos internos e externos. Os externos são conhecidos como Reto Abdominal e Oblíquo Externo. O exercício abdominal reto causa a flexão do Reto Abdominal. Fazendo este exercício 1/3 de sua amplitude total, estimula-se inteiramente o Reto Abdominal. Quando o movimente ultrapassa esta zona, os flexores do quadril são estimulados. Seus oblíquos são estimulados com mais ênfase quando qualquer ação de giro é incorporada no movimento, como no abdominal com giro, onde o cotovelo encontra o joelho oposto.

Os reais músculos profundos do abdômen:
O Abdômen Transverso e a “Lombar Multifidus” são os músculos internos. Esses músculos são raramente discutidos, e muitas vezes negligenciados. Eles se encontram debaixo do Abdominal Reto e do Oblíquo Externo. Os músculos internos do abdômen suportam a postura e controlam a respiração profunda durante movimentos poderosos, como o agachamento. Eles são responsáveis pelo suporta das costas. Como são raramente estimulados, são geralmente fracos. Construindo uma forte parede abdominal interna, pode-se limitar e aliviar dores nas costas, criar uma seção mediana menos distendida e adicionar um poder explosivo no seu treino.

 

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O abdominal vacum é uma contração isométrica (deixar o músculo tenso sem movê-lo) do Abdômen Transverso. Um Abdômen Transverso forte pode criar uma “Manobra de Valsalva” (a poderosa expiração necessária para contrair um músculo durante um exercício intenso) mais forte. Este é um dos melhores exercícios que se pode fazer para encolher a linha da cintura em curto prazo. Muitos conseguem diminuir 5 a 10cm da seção mediana em aproximadamente 3 semanas. Ganha-se também, ao “construir” esta área do músculo abdominal , mais controle sobre seus abdomens e uma melhor assistência nos levantamentos explosivos. Vacuum de Estômago necessita de prática, mas é extremamente efetivo.

Comecei a fazer em casa mesmo, as primeiras duas semanas fazia um dia sim outro não, não aguentava segurar mais que 10 segundos e no máximo 10 repetições dessa. Hoje faço entre cada série dos meus abdominais na academia e seguro de 30 a 40 segundos, faço de 5 a 10 repetições dessa, na máximo da minha concentração.

Comecei no dia 10 de setembro, minha cintura media 76,5 cm e ontem tirei medida dela, está em 70,0 cm ou seja, perdi 6,5 cm em 2 meses e ainda quero mais!

 

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Uma vez que conseguir dominar a técnica, o abdominal vacum pode ser praticado de pé, ajoelhado, sentado e deitado de barriga para baixo. Como um adicional, pode ser usado quando estiver fazendo seu treino regular de abdominais. Foque em “puxar para dentro” o Abdominal Transverso. Simplesmente “puxando para dentro” seu estômago o máximo que puder e flexionar os músculos da virilha, como se estivesse tentando parar o fluxo da urina.

 

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Gravei um vídeo para vocês terem noção da execução desse exercício, mas não esqueçam que além dele tenho um estilo de vida saudável a prática diária de atividade física intensa. Também não consigo puxar a ponto de colar nas costas, porque como vocês sou praticante iniciante, mas de uma coisa eu sei, nunca mais largo essa técnica. Depois de praticá-la meu estômago voltou e minha barriga que tem 8 meses de pós parto mudou totalmente 🙂

P.s: gravei esse vídeo enquanto a Nina dormia, por isso estou descabelada e sem maquiagem hahahahaha!

 

Pratiquem, vale a pena!

Paula Miranda

@planetapaulaa

 

 

 

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Publicado em outubro 28, 2013, em Dicas, Dieta, Treino, Videos e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. 91 Comentários.

  1. Olá Paula, admiro muito o seu trabalho ! Conheci vc há uma semana e estou adorando rs.
    Bom eu estou malhando a dois meses, tenho 1,53cm e na última avaliação estava com 60kg. Não estava me sentindo bem com meu corpo, pois apesar de não estar acima do peso estava com muitas celulites e me sentindo flácida. Eu não tenho filhos, e tenho 18 anos. Meu objetivo na academia é secar, definir. Você acha que vale a pena eu fazer esses exercícios?

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