DIA LIVRE – A IMPORTANCIA DELE NA DIETA!

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Quero começar dizendo que não curto o tema “DIA DO LIXO” eu não sou lixo néah? Uma luta para manter uma vida saudável e de repente como lixo? Prefiro “dia livre”.

Bom, o que muita gente não sabe é que ele tem uma função no processo de emagrecimento, e você precisa entender isso quimicamente no organismo para fazer a refeição ou dia livre com a consciência tranquila, masssssss, isso é para quem está seguindo tudo a risca, não para quem faz dieta de segunda a quinta #prontofalei!

Para ser mais clara, aqui vai o artigo de um dos experts em preparação física no Brasil autor de vários livros: Waldemar Guimarães  SITE

“Sabe-se que no início de um trabalho para redução da gordura corporal¸ os resultados são facilmente obtidos. Porém¸ esta facilidade vai desaparecendo com o decorrer das semanas¸ o que leva muitas pessoas menos persistentes a desistirem de seus objetivos.
Isto ocorre devido a algumas adaptações orgânicas do metabolismo humano.
Ao iniciar uma dieta com déficit calórico significativo¸ digamos de 1000 calorias por dia¸ você levaria cerca de 3¸5 dias para perder 500 gramas de gordura corporal.

Entretanto¸ a perda de peso seria mais rápida nos primeiros dias¸ sendo que a maior porcentagem dessa perda de peso seria devido à redução do carboidrato corporal e dos estoques de água a ele relacionados. Quando você restringe sua ingestão alimentar¸ o organismo utiliza suas reservas de energia para suprir suas necessidades. Essas reservas consistem dos estoques de gordura e de carboidrato. Mas a maior parte do carboidrato¸ armazenado na forma de glicogênio hepático e muscular¸ esgota-se em poucos dias. Em dietas¸ nas quais¸ a ingestão de carboidrato é bem reduzida¸ observa-se uma perda de peso ainda mais abrupta no início.

Como um grama de gligogênio é armazenado com três gramas de água¸ uma perda significativa de peso pode ocorrer. Por exemplo¸ 300 gramas de glicogênio e mais o estoque de água correspondente (900 gramas)¸ seriam responsáveis por uma perda de 1¸2 quilos. Cerca de 70% da perda de peso durante os primeiros dias de dieta deve-se às perdas de água corporal. Cerca de 25% são provenientes dos estoques de gordura e 5% do tecido protéico. Deve-se ressaltar que às perdas de proteínas também são acompanhadas de perda hídrica¸ cerca de quatro a cinco gramas de água por grama de proteína. Entretanto¸ ao final da segunda semana de dieta¸ a perda de água corresponde a apenas 20% da perda de peso; uma redução 500 gramas nos custará agora 2800 calorias.

No final da terceira semana¸ as perdas de água são mínimas. O déficit energético para perder 500 gramas de peso corporal se aproximará de 3500 calorias. Em essência¸ à medida que você avança com a dieta¸ as perdas de peso têm um custo calórico mais elevado¸ pois a perda de água é menor. Além disso¸ à medida que emagrece¸ você precisa de cada vez menos calorias para manter seu novo peso. Se você quiser continuar com o déficit calórico inicial¸ terá que ajustar sua ingestão calórica à medida que perde peso.

Como se isto já não fosse o bastante¸ ocorre ainda em nosso organismo um fenômeno que nós chamamos de “metabolic slowdown”¸ ou seja¸ uma redução no gasto energético¸ devido principalmente à redução na taxa metabólica basal. Mediante uma redução na ingestão calórica por vários dias subseqüentes¸ o organismo humano¸ como uma forma de proteção à vida¸ reduz seu gasto energético. Isto advém dos primórdios da história humana na Terra¸ quando o homem experimentava longos períodos de fome devido à escassez de alimentos. E é aí que entra o “Dia do lixo”! Este¸ além de ser excelente no ponto de vista psicológico¸ ainda reduz a probabilidade da ocorrência desta redução metabólica¸ mantendo a perda de gordura corporal constante no decorrer das semanas posteriores.”

Isso acontece porque, ao ingerirmos uma quantidade muito maior de calorias que o habitual nosso organismo entende que precisa acelerar o metabolismo para queimar o excesso, só que esse processo dura 4 dias, então, um dia livre a cada 10 dias seria ideal para manter o metabolismo sempre acordado e queimando.

Eu faço a cada 15 dias, as vezes 10 dias, varia da minha necessidade, faço apenas 2 refeições livres e me sinto satisfeita, como o que normalmente não comeria, as vezes calculo o dia para algum evento programado.

Eu espero que você entenda esse post como uma ajuda e uma arma a mais para te auxiliar no emagrecimento e não como uma forma de enfiar o pé na jaca geral e não conseguir voltar ao rumo!

Banner Secundario - Dia do Lixo-

Então vamos usar o bom senso amigas!! Por favor, não vamos jogar fora todo nosso esforço!

Espero ter ajudado!

Beijos!

Paula Miranda

@planetapaulaa

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Publicado em novembro 28, 2013, em Dicas, Dieta e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 12 Comentários.

  1. Oi Paula,

    Parabéns pelo post, super esclarecedor, conseguiu tirar todas as minhas dúvidas sobre fazer ou não o “dia livre”!
    Estou entrando na oitava semana de dieta e nunca havia feito sequer uma refeição fora da dieta até o ultimo domingo, quando resolvi sair da dieta no jantar, mas agora sei que posso ficar tranquila e sem culpa pois na verdade ajudei minha dieta 🙂

    Parabéns pelo trabalho, você esta ajudando muitas pessoas!

    Beijos

  2. Ótimo post bem explicado eu já conhecia mãssssssss falta coragem hihihihihi a impressão é a de q vamos engordar mesmo eu nunca fiz desde q mudei minha alimentação vou tentar!
    Bjocas

  3. Obrigada por essa informação, eu não estava fazendo nada de “lixo” com medo de estragar minha dieta, mas, agora vejo que faz bem consumida moderadamente e com prazer! Estou fazendo 1 mês de dieta onde queimei 5 kilos e que agora não consigo mais nenhuma grama, o que poderia me ajudar além dessa dica? Onde eu compro o tal do Sweat Swet que vc usa no abdomem? Beijos Lib
    http://www.libpink.blogspot.com

  4. Oi, Paula. Li num post seu no Instagram q vc fez uma lipo em 2010, neste mesmo ano eu tb fiz uma e também não gostei do resultado, minha barriga ficou deformada, cheia de nódulos de gordura, principalmente, em volta do umbigo. Já fiz varios procedimentos estéticos (massagem modeladora, cavitação e carbox) e nada adiantou. Queria saber se a sua tb ficou assim, e o que vc fez, ou se vc tem alguma outra coisa que eu possa fazer, senão treino e dieta. Desde já te agradeço!

  5. No caso do seu dia livre você comeu a mais apenas um tablito?? ou teve outras coisas fora da sua dieta?? Bjss

  6. Nossa,agora entendi Pq estou ja 3 semanas sem perder peso…sigo seu iG e sempre leio suas dicas aq no blog…Parabéns …Áh,da xeroooooo na Nina fofa rs

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