DICAS PARA ADAPTACAO ESCOLAR!

Mamães e amigas queridas!

Esse post é para falarmos de nossos filhotes, delicia né? Há uma semana atrás coloquei a Nina por meio período na escola e hoje vim falar sobre a adaptação dela e também dar umas dicas para você!

foto 1-2 foto 2

Na verdade quem sofre mais é a mamãe , porque as crianças geralmente levam de uma a duas semanas para se adaptarem a muitas situações, você precisa ser forte e paciente para tudo dar certo! Acho importante demais a criança ter uma socialização, se você mora em um local com outras crianças, se você tem habilidades e tempo para estimular seu filho pelo menos de 2 a 3 horas por dia, está perfeito, mas não é o caso de muitas mamães, por isso a escola é uma opção! Ao menos para mim, preferi a escola a uma babá, mas é algo muito pessoal 🙂 E tem ainda as mamães que precisam trabalhar, haja confiança para deixar o que temos de mais precioso!

Levei 1 semana para escolher a escola da Nina, visitei muitas e acabei optando pela Lady Bug, conheça CLICANDO AQUI  , os dois principais motivos foram: Não ter piscina e os funcionários serem dóceis, capacitados e educados. O restante para mim era básico, como: limpeza, organização, ar condicionado nas salas, refeitório, plano escolar, espaço físico, enfim, tudo isso adequado ao meu orçamento.

Os primeiros dias foram assim: Nina ficou encantada com o ambiente, com as cores, com as doutras crianças, com a simpatia da sua professora e logo foi para o colo dela… Pensa na minha cara :-0 Achando que ela ia chorar horrores… Mas ok, isso foi o primeiro dia… Dei plantão na escola para caso ela chorasse pudesse ver que eu estava ali. Cada escola tem um método, gostei desse.

Hoje completou uma semana e a situação é a seguinte: Ela se nega a ir no colo da profe, mas quando vai se distrai rápido, chora pouco e passou a se alimentar muito melhor (falarei disso em outro post), ou seja, para mim, a primeira semana está totalmente dentro do normal 🙂

nina1 nina2

Agora algumas dicas para a adaptação escolar:

“Esta semana estamos voltando às aulas e algumas crianças irão pela primeira vez. Uns ainda bem pequenos,outros já com seus 4,5 anos, mas independente da idade, é muito importante ficarmos atentas ao período de adaptação. Esse momento deve ser respeitado e planejado pela escola. Imagine você, adulto, chegar num lugar desconhecido, com pessoas que você nunca viu na vida e ser colocado lá por um tempo indeterminado! Difícil,não é?
Se para um adulto é difícil, pensem numa criança. Algumas lidam melhor com isso, outras precisam de mais tempo para adaptar-se, mas mesmo aquelas que já vão bem no primeiro dia, precisam de atenção.
Normalmente a adaptação deve durar de uma a duas semanas,a criança vai para escola,num horário determinado(para não ter várias adaptações ao mesmo tempo pois se uma chora,a turma inteira chora também), com a mãe ou outra pessoa da família por perto(mas afastada da sala de aula). A criança precisa confiar na professora e a mãe principalmente,ela entrega o filho nas mãos da professora,que vai saber direitinho como proceder. A criança pode até chorar um pouco,mas a mãe não pode demonstrar medo, tristeza ou insegurança… A criança percebe. Seja firme e sempre fale a verdade: -A mamãe está aqui na secretaria/sala/etc te esperando! Deixe a professora livre para conduzir e distrair a criança. Sei que é dolorido deixar o filho chorando,mas ele logo se acalma. Caso a criança não pare de chorar em alguns minutos( normalmente ela para sim), levamos a criança até mãe que conversa,brinca um pouquinho e depois a professora tenta novamente.
O tempo de permanência na escola nesses dias de adaptação deve ser respeitado, costumamos fazer duas horas por dia pois a criança não tem noção de tempo e mais horas podem parecer uma eternidade e corremos o risco dela não querer voltar no dia seguinte(é melhor deixar aquele gostinho de quero mais do que ela ficar saturada logo no primeiro dia).
Essas horinhas de adaptação devem ser recheadas de brincadeiras, de preferência num play, brinquedoteca ou algum lugar escolhido pela criança.
Já fiz adaptação de 1 semana e até de 1 mês,isso depende muito da criança e claro, do apoio da família.
Um grande erro dos pais é demonstrar insegurança e ao primeiro choro,correr para pegar a criança no colo,sei que muitos ficam preocupados,achando que a criança vai sentir-se abandonada ou vai ficar com raiva dela. Os pequenos até um ano ainda não entendem, então não adianta ficarmos explicando muita coisa. Os maiores devem ouvir que a mamãe vai embora,mas volta. E quando voltar para buscar lembrem-se de falar”Viu como a mamãe voltou?”. Não é bom sair escondido porque aí sim a criança vai ficar com raiva e vai achar que a mãe largou ela ali. Saia de perto,mas avise,dê um beijo(mesmo com a criança chorando) e afaste-se demonstrando segurança.
Caso a criança tenha um objeto(ursinho,paninho,brinquedo) deixe-a levá-lo, este será o que costumamos chamar de objeto de transição e poderá ajudar nos momentos de choro. Combine com a criança um horário para buscá-la dentro da rotina escolar,por exemplo: -Venho buscar você depois do lanche! E cumpra com o que falou.
O que jamais pode acontecer é a criança chorar o tempo todo e a mãe não ser avisada. A escola tem que tentar agradar, distrair a criança,mas caso não consiga a mãe tem que aparecer e ajudar a voltar a calma.
Mesmo quando a adaptação transcorre com sucesso,pode acontecer alguma recaída e a família deve manter-se firme.

Desejo sucesso para todas as mamães nessa volta às aulas!”

Fonte e texto: http://www.perolasdabiaemaishistoriasdemae.blogspot.com.br por Melissa.

Aproveitando, quero deixar o link de um sorteio de livros infantis, não sei de vocês sabem mas, sou louca por livros, então, participem porque criança que lê é mais feliz!

melissa

SORTEIO CLIQUE AQUI

Espero que esse post tenha ajudado você mamãe, deixe nos comentários sua experiência, eu e todas as leitoras queremos saber!

Abraços!

Paula Miranda

@planetapaulaa

 

Anúncios

Publicado em fevereiro 19, 2014, em Dicas, Planeta Paula. Adicione o link aos favoritos. 6 Comentários.

  1. Adorei, meu filho tem 3 anos, começou ir para escola, mas a escola é nova e só tem ele e mais um menino. Ele nao quer ir mais. E ainda tem a questão da perua escolar que fica rodando com ele 1 hora, até deixqr na escola. Realmente não sei o que faço.

  2. Adorei as dicas, pois amanhã vou ver uma escolinha para minha filha e c essas dicas já saberei me guiar melhor. Beijos

  3. Otimo esse post, o meu baby esta 1 anos e 2 meses vai pra escolinha daqui 2 meses, aiiiii que dor no coracao 😦

  4. Sei bem como é. A adaptação do meu filho, que tem um ano e meio, foi exatamente a mesma coisa. Porém, ao final da segunda semana, teve a famosa virose de creche, que acabou resultando numa pneumonia. Graças a Deus descobrimos cedo e ele já está recuperado, até volta pra creche amanhã. Mas por mais que ele esteja tirando de letra, cada dia que eu o deixo lá, o coração fica pequeniniiiiinho. Hahahahaha
    Boa adaptação pra vcs!

  5. oi Paula, uma curiosidade!!! vc pretende ter outro bebe? rsrsrsrsrs curiosidades de leitoras… bjosss

  6. Nossa, adorei o post! Estou passando por esse difícil período. A escolinha da minha filha (2 aninhos) iniciou no dia 10/02 e até hoje ela não está adaptada, têm sido dias complicados pra mim e pra ela. Manter-se firme dói, mas é necessário. A terceira semana foi bem mais tranquila, mas depois do feriado de carnaval ela teve uma grande recaída, ainda hoje fomos buscá-la mais cedo porque chorou muito, não quis comer e pior, fez xixi na calça mais de uma vez 😦
    Estou com o coração bem apertado… Amanhã vamos cedo na pediatra pra ouvir uma opinião médica, e devo falar com a psicóloga pra tentar fazer tudo da melhor forma possível e não causar nenhum trauma.
    Confesso que a vontade de desistir é grande… mas vou conseguir superar!
    Boa sorte pra todas, Deus abençoe a todas 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: